Rolinho de arroz oriental é a minha versão saudável dos rolinhos estilo “sushi” que têm sido tendência nos últimos meses na internet.
Andava com vontade de experimentar esta receita há algum tempo, após ter visto vários vídeos por aí.
Mas é claro que eu quis fazer a minha versão, um pouco mais leve, com arroz integral e meus vegetais favoritos.
Sabores Orientais
Eu sou apaixonada por sabores orientais e sei que não sou a única.
Percebi com o tempo, e após experimentar alguns pratos asiáticos sem salmão ou outra proteína animal, que o que faz, por exemplo, um sushi ter aquele saborzinho especial é o próprio tempero.
E assim, pude observar que afinal é o molho de soja que traz aquele gostinho viciante – o sabor umami. O molho de soja é rico em componentes umami e juntamente com outros alimentos vira uma verdadeira bomba de sabor.
Além do tofu, que vai absorver os sabores do molho criado com o molho de soja, sugiro ainda outros vegetais que combinam lindamente com uma refeição oriental: abacate, cenoura e pepino.
Sugeri também a couve roxa, pela crocância e propriedades nutricionais, além do arroz integral, que é mais nutritivo que o arroz branco e nos deixa saciados por mais tempo.
Então além de delicioso, o rolinho de arroz oriental é saudável! Sem dúvida uma refeição completa.
E já que estamos falando de sabores tão especiais, tenho três receitas para quem é tão fã de sabores asiáticos quanto eu: Massa Oriental, Tofu Teriyaki e Beringela Glaceada. São receitas fáceis e deliciosas – experimente!
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita do Rolinho de Arroz Oriental clique aqui.
Vamos à receita?
Rolinho de Arroz Oriental
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira antiaderente
Ingredientes
- 200 g de tofu firme
- 1/2 chávena de chá de arroz integral cozido
- 6 folhas de arroz
- 2 folhas de alga nori
- 1 cenoura ralada
- 1/2 abacate em fatias
- 1/2 pepino em tiras finas
- 1/4 couve roxa em tiras finas
- Óleo de sésamo ou azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
- Sementes de sésamo a gosto
- Cebolinha picada a gosto (opcional)
Molho Tofu
- 2 colheres de sopa de molho de soja (ou tamari para a versão sem glúten)
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de agave (pode ser substituído por xarope de ácer ou melaço de cana)
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
Instruções
- Retire o tofu da embalagem e seque-o com um pano. Corte 3 fatias finas, no sentido do comprimento e divida as fatias ao meio, também no sentido no comprimento (ficarão 6 retângulos no total). Corte as folhas de alga nori no mesmo tamanho das fatias. Serão 12 retângulos de alga nori.
- Leve uma frigideira antiaderente ao lume e assim que estiver quente, adicione um fio de óleo e espalhe. Adicione as fatias de tofu e grelhe dos dois lados. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
- Misture os ingredientes do molho em uma vasilha. Assim que as fatias de tofu estiverem bem douradas, abaixe o lume e adicione o molho, deixando reduzir. Salpique cebolinha picada. Reserve.
- Disponha água em um prato e molhe uma folha de arroz durante alguns segundos. Coloque-a em cima de uma tábua e monte as camadas na parte central da folha: uma fatia de alga nori, um pouco de arroz, uma fatia de tofu, fatias de abacate, cenoura, couve roxa, pepino e mais uma fatia de alga nori.
- Feche as laterais da folha com cuidado e em seguida a parte superior, rolando o restante até o final da folha (veja o vídeo), para assim criar um rolinho. Faça o mesmo com as folhas restantes.
- Disponha sementes de sésamo em um prato limpo e passe os rolinhos para que as sementes grudem neles. Grelhe-os em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo, até que todos os lados estejam dourados. Salpique cebolinha picada e sirva com o molho de sua preferência.
Nota(s)
- As folhas de arroz são sensíveis e devem ser manuseadas com cuidado. Tenha paciência.
- Ideia de molho simples e bom: um pouco de pasta de wasabi dissolvida em molho de soja ou tamari.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!