O hummus de beterraba é mais uma versão do tradicional hummus, mas desta vez com um sabor mais adocicado e uma cor super vibrante.
Este é um daqueles snacks muito fáceis de fazer, que ficam prontos em 10 minutinhos. Claro, se você tiver os ingredientes em casa.
Ingredientes
Os ingredientes principais de um bom hummus (também chamado de homus ou húmus) são: grão-de-bico, alho, tahine, azeite, limão e sal.
A beterraba entra nesta receita para um toque contemporâneo. O sabor fica ligeiramente mais suave.
Além disso, a cor fica linda. Quanto mais beterraba, mais vermelhinho fica.
E acredito ser uma ótima estratégia para comer mais beterraba, um vegetal tão saudável e que muitas pessoas torcem o nariz (o maridão é um exemplo).
Se quiser um toque ainda mais intenso, pode assar a beterraba ao invés de cozinhá-la. As beterrabas assadas ficam com a cor mais viva e o sabor bem caramelizado.
Acompanhamentos
O hummus de beterraba não deve ser servido sozinho. Aliás, você pode até serví-lo para acompanhar um prato como falafel ou até uma simples omelete.
Mas para mim a graça mesmo do hummus é passá-lo no pão ou em torradinhas.
Se tiver com mais ânimo, pode fazer o seu próprio pão sírio. Pode ver a minha receita aqui.
Porém, se estiver numa pegada mas leve, pode apenas cortar alguns vegetais em tiras (como cenoura, pimentos, pepino e aipo) que também fica uma delícia.
Obs. Se gosta mesmo de hummus, aproveite para experimentar também o meu hummus com abacate.
Vamos à receita?
Hummus de Beterraba
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Liquidificador, Mixer ou Processador de Alimentos
Ingredientes
- 2 chávenas de grão-de-bico cozido
- 200 g de beterraba cozida (aprox. 1 beterraba)
- 1 dente de alho (sem o miolo)
- 1 colher de sopa de tahine (pasta de sésamo/gergelim)
- Raspas e sumo de 1/2 limão
- Azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
- Sementes de sésamo para a finalização
- Erva fresca picada para a finalização (salsa, coentros ou cebolinho)
Instruções
- Em um liquidificador, mixer ou processador de alimentos, adicione o grão-de-bico cozido e a beterraba cortada em pedaços menores. Triture bem e em seguida adicione o alho, o tahine, as raspas e o sumo do limão e um fio de azeite.
- Triture mais uma vez e se precisar de ajuda, utilize uma espátula para soltar os ingredientes que ficaram nas laterais do liquidificador (com ele desligado). Para uma textura mais cremosa, adicione algumas colheradas de azeite ou água.
- Tempere com sal e pimenta e prove para verificar se está a seu gosto. Aproveite para ajustar os demais temperos, se necessário. Triture mas uma vez para misturar tudo muito bem.
- Quando tiver uma pasta bem homogénea, sirva o hummus polvilhado com sementes de sésamo, alguns grãos e a erva fresca de sua preferência.
- Sugestão de acompanhamentos: cenoura, pimentos, aipo e pepino em tiras; pão, torradas e/ou grissinis.
Nota(s)
- Dê sempre preferência ao grão-de-bico cozido em casa e lembre-se de deixá-lo de molho em água 24h antes do cozimento (se não for possível cozinhar, opte pela embalagem de vidro e tenha atenção aos ingredientes – deve conter apenas grão, sal e água).
- Retirar as cascas do grão-de-bico faz com que o hummus fique mais aveludado. Para descascar é só deixar os grãos de molho em água morna e esfregá-los com as mãos, até que as cascas se soltem.
- O tahine (ou tahini) é um creme ou pasta de sésamo/gergelim. Ele é encontrado em grandes supermercados ou lojas especializadas.
- Na hora que for triturar o grão-de-bico, separe alguns grãos para a finalização.
- Reserve o hummus no frigorífico/geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!